Foi Há (+) de 40 Anos! I Delphim Miranda
Um filme de João Pedro Marnoto
Um filme de João Pedro Marnoto
Conversas nos olhos com João Pedro Marnoto
CINEMA E CONVERSA
17 de junho I Jardim das Gerações, Espinhal I 21h30
Duração aprox. 120 min, M/6
Moderação de Renato Barroso
Nove meses de inverno e três de inferno - 94 min
“Na viragem do século e por pouco mais de uma década, a vida encaminhou-me para as terras do Douro e Trás-os-Montes, onde acabei por viver e trabalhar. Tal despoletou um processo de introspeção, a questionar certezas cada vez mais acomodadas na planura do mundo. E assim a cidade ficava para lá do horizonte, e de mim.”
Tomando partido numa expressão popular oriunda do Douro e Trás-os-Montes, o trabalho retrata as gentes enraizadas na terra que lhes sustenta a fome e devotas na fé que lhes aponta aos céus. Inicialmente com fotografia e estendendo ao vídeo, o resultado final pretende ser uma metáfora visual sobre a contemporaneidade, partindo de uma premissa e perspectiva do espaço rural: enquanto o alcatrão nas estradas e as barragens nos rios ganham terreno sobre a natureza, o homem perdura numa coexistência árdua com o meio, honrando um passado vincado pelo esforço e rigor tanto físico quanto espiritual, em contraste com um presente onde parece dominar uma cultura tanto de formatação como exaltação moral. Uma cultura num confronto sem piedade com novas realidades sociais e económicas, em última instância, é uma reflexão sobre a condição humana assente sobre três vértices: a relação com a Terra, a Fé e o Progresso.
REALIZAÇÃO, FOTOGRAFIA E EDIÇÃO João Pedro Marnoto PRODUÇÃO MediaUtopia, João Pedro Marnoto, Eduarda Freitas, Museu do Douro, Fernando Seara, João Tomé, Duarte Luis Carvalho, Maria João Centenário, Natália Fauvrelle MÚSICA Gonçalo Pereira ASSISTENTE DE EDIÇÃO Tiago Carvalho TRADUÇÃO E LEGENDAS Pedro Filipe Ramos, Pedro Pereira, Pedro Braga Falcão
Por favor!... Uma água com gás!...
OFICINA DE CONFECÇÃO DE MARIONETAS
Delphim Miranda
18 de junho I Casa Família Oliveira Guimarães, Espinhal I 10H30-12H30
Duração aprox. 120 min, M/6
Oficina de execução
de cabeças de Marionetas de Luva
reutilizando garrafas de plástico
das verdes…
Jogos do Helder
EVENTO DE CONVÍVIO ATRAVÉS DE JOGOS
Helder Sucena
e Jogos Tradicionais propostos pela comunidade local
18 de junho I Casa Família Oliveira Guimarães, Espinhal I 15h-18h
19 de junho I Chanca I 15h-18h
Duração aprox. 120 min. Famílias, amigos e conhecidos dos 4 aos 104 anos
Os Jogos do Helder são construídos em materiais de fácil tratamento para que todos se sintam confortáveis na sua utilização. Inspirados em jogos tradicionais de diversas regiões, em tradições ou até mesmo em experiências científicas. Todos os jogos são grandes desafios e ninguém quer ficar para trás, desta forma criamos motivação para evoluir. Provocam pontes sociais e geracionais, pois é garantido o Ganhar Alegria, Sorrisos ou Amigos. Se para alguns jogadores traz memórias de outros tempos, a outros provocam vontade de explorar o desconhecido.
Produção - Helder Sucena
Foi Há (+) de 40 Anos!
TEATRO DE MARIONETAS
Delphim Miranda
18 de junho I Casa Família Oliveira Guimarães (Eira), Espinhal I 18h30
19 de junho I Chanca I 18h30
Duração: 50 min, Todos os públicos
Espetáculo/percurso de vida, evocador dos nossos mais de quarenta anos de atividade, como Marionetista e Contador de Histórias com Marionetas, Objetos, Formas Animadas e Outras Coisas. Para ele, selecionamos algumas histórias e outros acontecimentos, que ao longo destes anos fomos apresentando e acontecendo, um pouco por toda a parte.
Sou só Eu, que faço tudo... Delphim Miranda
PS.: Delphim é com m no final
Com vinte anos de prática profissional, João Pedro Marnoto tem desenvolvido trabalho nos campos da Fotografia e Vídeo, utilizando igualmente como formas de exploração pessoal, com os seus trabalhos mais pessoais a reflectir sobre questões de identidade e experiência humana numa perspetiva ambiental, sociológico e pessoal.
Delphim Miranda, formado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, é especializado em Marionetas e trabalha em teatro nas áreas da Cenografia, Figurinos, Adereços, como Actor e como Autor, tendo já percorrido o País e o estrangeiro participando em festivais de Teatro
Os “Jogos do Hélder” consistem em desafios lúdicos para crianças, jovens, adultos e idosos que criam pontes intergeracionais e culturais, com o objetivo de quebrar a monotonia, criar energia positiva e fomentar momentos de alegria.
Reservas e inscrições
turismo@cm-penela.pt 239561132
Este evento obedece à normas da DGS
Realização dos eventos sujeita às condições climatéricas
Apoios