UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DA MÚSICA
MÚSICA
N-Semble (Sociedade Filarmónica de Penela)
7 de julho / Largo da Igreja, Cerejeiras / 18h00
9 julho / CBCOG Espinhal *
Duração 40 min, todos os públicos
N-Semble oferecem um concerto comentado, no qual fazem uma viagem pela história da música, parando para comentar as grandes mudanças musicais sofridas ao longo dos séculos e abrilhantar o encontro com pormenores jocosos. Os compositores escolhidos para companheiros da viagem são: Monteverdi, Orfeo, Bach, Handel, Vivaldi, Rossini, John Williams, Luciano Berio, William Bird e Malcolm Arnold.
CINECHANCA
CINEMA E MÚSICA AO VIVO
Companhia da Chanca
19 de julho / Fetais Cimeiros / 21h30 // 20h00 / PÔR DO SOL COM SOPA
21 de julho / São Sebastião / 21h30 // 20h00 / PÔR DO SOL COM COZINHA SILVESTRE / Coletivo da Escola e CMSS
2 de agosto / Auditório ao ar livre, Penela / 21h30
Duração 50 min, todos os públicos
Um programa de curtas de cinema mudo, duas comédias e um filme fantástico, é acompanhado pelos músicos André Louro no piano e Fernando Oliveira na bateria. A conversa, entre os três, os dois instrumentos e a tela de cinema, desenrola- se animada, na qual nenhum dos três abdica da sua voz, seja ela mais jazzística na bateria, contemporânea no piano ou irreverente e virtuosa na câmara. A partir das imagens fortes e familiares dadas por grandes figuras da cinematografia do início do sec.XX, como Charlie Chaplin e Buster Keaton, o público submerge num universo frenético de contemporaneidade dado pela música que se cria da relação entre as partes.
PROGRAMA “The Rink” de Charlie Chaplin Comédia, 1916, EU, 24 min “La Maison Ensorcelée” de Segundo de Chomón Fantástico, 1906, Fr-Es, 6 min “The Goat” de Buster Keaton Comédia, 1921, EU, 27 min
ATLAS
PERFORMANCE
Carlota Lagido
31 de agosto / Lugar do meio, Alfafar / 21h30
Duração 40 min, todos os públicos
Em ATLAS, Carlota Lagido mergulha na sua ancestralidade sefardita, numa viagem familiar que começa pela Tetuan de 1700 e percorre um longo caminho até chegar, finalmente, a casa — Alfafar (Al-fukhar, em árabe). Constrói a performance a partir deste lugar e da ideia de chegada a casa e com recurso a um filme documental e poético, que conta com a sonoridade ao vivo de Bárbara Lagido (voz) e Francisco Correia (eletrónica), bem como com a palavra de pessoas de Alfafar, Podentes, Rabaçal, São Sebastião e Penela, que partilham connosco as suas histórias, memórias, lutas e conhecimento.
Agradecimentos a todas as pessoas que deram a sua palavra e à biblioteca Municipal de Penela.
N-Semble / 7 julho 18H00 / Cerejeiras
N-Semble / 9 julho / CBCOG Espinhal
Cinechanca / 19 julho 21H30 / Fetais Cimeiros / 20h00 / PÔR DO SOL COM SOPA
Cinechanca / 21 julho 21H30 / São Sebastião / 20h00 / PÔR DO SOL COM COZINHA SILVESTRE / Coletivo da Escola e CMSS
Cinechanca / 2 agosto 21H30 / Auditório ao ar livre, Penela
Atlas / 31 agosto 21H30 / Lugar do Meio, Alfafar
* EXTENSÃO ÀS INSTITUIÇÕES
O N-SEMBLE da Sociedade Filarmónica Penelense é um ensemble um tanto atípico. Acaba por nascer, ainda que informalmente, por enquanto, da notável crescente necessidade de a SFP se fazer representar por um conjunto de músicos de número reduzido, por um lado, e, por outro, do gosto pela música de câmara. A sua constituição é elástica e variável e responde às necessidades da ocasião, tal como o seu repertório é variado, que atravessa todos os períodos da História da Música Ocidental.
ANDRÉ LOURO é formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, curso de formação de atores e pela École Internationale de Théâtre Lassaad em Bruxelas (Teatro do Movimento). Compôs música para vários projetos teatrais. É compositor e intérprete do quarteto de cordas Penicos de Prata, poesia erótica e satírica musicada e do trio de piano, oboé e bombardino “duas chamadas não atendidas”.
FERNANDO OLIVEIRA estudou bateria na Escola de Jazz Luís Villas Boas - Hot Club e na Oficina de Música de Aveiro- OMA. Atualmente, partilha o palco com o Violetista João Camões no dueto de improvisação Asa, colabora com o produtor Beats By Timoteo, é baterista do artista VSP_AST, percussionista na Orquestra Micrologus e na Tocata do GEFAC. É músico e intérprete do Dispositivo Experimental Multidisciplinar e Orgânico (DEMO), em vários espetáculos com circulação em Portugal, Espanha, China e Peru.
LUGAR DO MEIO nasceu em 2015, a partir do desejo de Carlota Lagido em criar um espaço de experimentação e criação artística fora dos centros urbanos. Tem sido lugar de experimentação, apresentações públicas e residências artísticas de vários projetos da criadora “Song of Myself”, “Mina”, “Silvestre”,– e de artistas externos da dança contemporânea - Francisca Manuel (Festival Cumplicidades), Andresa Soares, Elizabete Francisca e Joana Levi (Festival Linha de Fuga)
Informações
turismo@cm-penela.pt 239561132
Realização dos eventos sujeita às condições climatéricas