Foi Há (+) de 40 Anos!
TEATRO E EXPOSIÇÃO DE MARIONETAS
Delphim Miranda
25 de Fevereiro / Lojão da Casa Família Oliveira Guimarães, Espinhal / 16H00
Duração 50 min, Todos os públicos
Espetáculo/percurso de vida, evocador dos nossos mais de quarenta anos de atividade, como Marionetista e Contador de Histórias com Marionetas, Objetos, Formas Animadas e Outras Coisas. Para ele, selecionamos algumas histórias e outros acontecimentos, que ao longo destes anos fomos apresentando e acontecendo, um pouco por toda a parte.
Sou só Eu, que faço tudo... Delphim Miranda
PS.: Delphim é com m no final
Marotes
OFICINA DE MARIONETAS
Delphim Miranda
6 de maio / Associação Quinta das Pontes, Espinhal / 10H00-12H00
M/6
Iniciação às marionetas. Execução de Marotes, com material de fácil aquisição e manipulação.
Mesa Redonda
CIDADANIA E ENVELHECIMENTO ATIVO
25 de fevereiro I Casa Família Oliveira Guimarães, Espinhal I 17H15
No decorrer do programa, abrimos espaço à conversa para cruzar vários temas da sociedade com o tema do Envelhecimento Ativo. À mesa (redonda) com Paula Oliveira Guimarães, para falar de Cidadania e Envelhecimento ativo convidamos Rosa Araújo, Rosário dos Reis, Edite Simões, Fernando Antunes e Delphim Miranda.
Paula Oliveira Guimarães
Jurista, com intervenção na área dos direitos humanos e na economia social.
Rosa Araújo
Fundadora e atual Presidente da Direção Nacional da Associação Coração Amarelo
Licenciada em Serviço Social com Especialização de Alta Direção em Gestão Pública, desempenhou ao longo da sua carreira profissional várias funções sempre ligadas à Ação Social, às Políticas Sociais e à Intervenção com Famílias.
Foi Diretora do Centro Distrital de Lisboa do Instituto de Segurança Social, IP; Diretora do
Departamento de Ação Social da Câmara Municipal de Lisboa ; Vogal do Conselho Diretivo do Instituto para o Desenvolvimento Social; Sub-Diretora Geral de Ação Social do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social; Coordenadora do Núcleo de Apoio Técnico do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado; Coordenadora da Comissão de Gestão do Programa de Apoio Integrado a Idosos; Diretora da Revista Lisboa Acção Social; Presidente da Comissão Cidade Aberta; Representante da Segurança Social na Rede Social e na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
Foi docente no âmbito de Pós-Graduações na área de Serviço Social e de Gerontologia,ministrando também formação a profissionais e voluntários em matérias de Envelhecimento e Autonomia, Desenvolvimento Social, Voluntariado e Associativismo.
Desempenhou outras funções profissionais e de voluntariado em IPSS e ONGD,nomeadamente na área da Saúde e Infância e Juventude.
https://coracaoamarelo.pt
Rosário dos Reis
Presidente da Direção Nacional Alzheimer Portugal
Licenciada em Direito, Menção Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Lisboa. A par da sua atividade profissional como advogada que exerce desde 1987, centrada no Direito Civil, Família, Laboral e Comercial. Desde 2005 que representa a Alzheimer Portugal junto da Alzheimer Europe.
Tem participado ativamente em diversos projetos europeus liderados pela Alzheimer Europe e financiados pela Comissão Europeia, dos quais se destacam os projetos Lawnet I, II e III que resultam em análises comparadas, contidas em publicações anuais, sobre temas como: capacidade e avaliação da capacidade, regimes de tutela, uso de medidas de contenção, consentimento informado, decisões para o futuro (testamento vital), entre outras. Em Portugal, tem apostado, como formadora certificada pelo IEFP, na formação de cuidadores familiares e profissionais de pessoas com demência, focando-se nas questões do consentimento informado e das formas de suprimento da incapacidade.
https://alzheimerportugal.org
Edite Simões
Vereadora da Educação, Agenda XXI Local, Acção Social, Saúde e Apoio Sénior, Arte, Cultura e Património do Município de Penela
https://www.cm-penela.pt
Fernando Antunes
Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penela
Nome incontornável da vida penelense e da região, é desafiado ainda durante a sua licenciatura na Faculdade de Direito de Coimbra, a encabeçar a lista do “PPD/PSD” à Assembleia Municipal de Penela, acabando presidente deste órgão autárquico.
Era a rampa de lançamento e com apenas 30 anos de idade assumiu a presidência da Câmara Municipal. Um impulsionador do movimento associativo na região, como a criação em que esteve envolvido, entre outras, da associação de municípios ADSICÓ, hoje, Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó.
Foi Governador Civil em Coimbra, Deputado na Assembleia da República e em 2007, a Câmara de Penela decide atribuir-lhe a Medalha de Mérito Político e Social do Município.
Em 2021, a par da liderança da assembleia-geral dos Bombeiros Voluntários de Penela, abraçou também o projecto da provedoria da Santa Casa da Misericórdia.
https://www.scmpenela.pt
Delphim Miranda nasceu em Lisboa, é Touro de signo porque nasceu a 17 de Maio de 1847, ano de boa colheita. Entretanto… das muitas coisas que foi fazendo, ao longo das últimas 7 décadas, foi o filho André... André Delfim, sem dúvida a mais importante. Tendo frequentado o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, lecionou Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica no ensino oficial, durante mais de quarenta anos.
Depois de ter experimentado as mais diversas formas de comunicação, tais como o Cartoon, a Banda Desenhada, o Cinema de Animação, a Pintura, a Ilustração, a Performance/Intervenção, é no Teatro que se fixa, nas áreas de Cenografia, Figurinos, Adereços, e como Ator e Autor. Descobrindo no Ensino, o Mundo Fantástico das Marionetas, como unidade de trabalho capaz de envolver os seus alunos em todas as áreas expressivas, especializou-se nesta Arte. Monta então, os seus próprios espetáculos, em que contracena com as suas Marionetas, contando Estórias de sua autoria com as quais tem percorrido o País, e não só, de lés-a-lés e participado em festivais de Teatro, nacionais e Internacionais.
Está representado no Museu da Marioneta de Lisboa, com as Marionetas do espetáculo de animação “Cavaleiros de Uma Távola Qualquer”. Ultimamente, executou Marionetas para os Grandes Atores, Maria do Céu Guerra e Luís Miguel Sintra, manipularem nos seus espetáculos.
Apoios