MÚSICA Celina da Piedade 5 de abril / Igreja da Misericórdia, Penela / 21H00
6 de abril / Coletivo da Escola, São Sebastião / 17H00
Duração aprox. 50 min, todos os públicos
O Cante Alentejano é uma prática vocal polifónica do sul de Portugal, reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014.
O Cante assume-se como expressão de uma forte consciência social o qual, pelo carácter coletivo e voluntário da sua práctica comunitária, mantem aceso o ideal da coesão (de todas as vozes) como elemento vital à manutenção do tecido social.
Celina da Piedade é música e investigadora, tendo dedicado muito do seu trabalho artistico e académico ao estudo e divulgação do património musical alentejano. Nesta tertúlia irá dar a conhecer algumas das muitas “modas” que constituem o cancioneiro alentejano, mostrar as principais características musicais e poéticas desta prática vocal e acima de tudo fazer com que todos experimentem com as suas vozes, unidas, a força do Cante!
Celina da Piedade tem levado o seu acordeão e a sua voz até aos mais diferentes contextos, algures entre as formas e cores tradicionais, em viagens pelas memórias da música de raiz portuguesa e um sentir mais moderno e universalista. Desenha uma música cheia de alma e de personalidade, que, em palco, ganha com a sua formidável presença.