TEATRO DE MARIONETAS Valdevinos 11 de maio/Viavai/10H00
11 de maio/Chainça/17H00
Duração aprox. 75 min, M/3
Capaz de divertir pequenos e graúdos, Dom Roberto, o herói destas histórias, luta contra gigantes, monstros, salva princesas e é capaz de derrotar até a própria morte.
O Teatro Dom Roberto faz parte do imaginário dos portugueses mais antigos e que ainda se lembram das mirabolantes histórias de robertos - A Tourada, O Barbeiro Diabólico, O Castelo dos Fantasmas, Rosa e os três Namorados -, que animavam as feiras, romarias, praias e praças do país. Este teatro tradicional e de forte cariz popular já conta com cerca de quatro séculos de história e chega aos nossos dias revitalizado por diversas companhias nas quais se incluem os Valdevinos. Mais em...
AUTOR: Teatro Popular Português BONECREIRO: Fernando Cunha CONSTRUÇÃO DE BONECOS: Ana Pinto CENÁRIOS E ADEREÇOS: Carlos Apolo Martins MARCENEIRO: José Arruda Figueiredo SERRALHEIRO: Joaquim Guerreiro PESQUISA: ValdevinosDESIGN GRÁFICO/WEB: Norma Carvalho VÍDEO/FOTOGRAFIA: Ricardo Reis DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Ana Pinto PRODUÇÃO EXECUTIVA: Margarida Coelho TÉCNICA: marionetas de luva
“Em Sintra começámos e em Sintra continuamos, onde a realidade urbana e rural se tocam e se tornam um desafio aliciante.”
Ao longo destes anos os Valdevinos têm seguido um percurso natural, aprendendo, ensinando, divertindo... levando a cena muitos textos, alguns originais, outros tantos de autores portugueses e ainda uma mão cheia de clássicos da literatura infantil.
Procuram abordar diversas temáticas e técnicas, utilizar vários materiais, acolher todas as ideias e levam o seu teatro a todos os lugares, sobretudo em regime de itinerância em escolas, bibliotecas, praias, feiras ou locais que, pela sua especificidade, se adequem ao espírito mágico da marioneta.
Estão sediados na Casa da Marioneta de Sintra, espaço que promove uma maior ligação à comunidade, ao universo temático e ao espólio da companhia, através de actividades programadas, de carácter pedagógico e lúdico.