Conversas nos olhos com Tiago Pereira
CINEMA E CONVERSA 12 de julho / Casa Família Oliveira Guimarães, Espinhal / 21h30
Duração aprox. 64 min, M/12
Moderação de Renato Barroso
Onde está o Zeca (2024) - 64 min
A música é emocional, toca nos sentidos e no colectivo, depois pode-se intelectualizar e racionalizar o seu impacto, o seu discurso. Qualquer canção intervém num espaço público, pois qualquer manifestação nesse espaço é sempre um acto político. Quem faz música e canções além de autor tem o seu contexto, o seu percurso, as suas origens e as suas ideias. O que se procura aqui é escutar esses autores e autoras e divulgar a sua voz fazendo uma análise colectiva. José Afonso marcou um tempo mas continua ainda presente. Há ainda esta ideia muito portuguesa de um rosto, de um indivíduo que marcou com a sua visão e forma de fazer completamente diferente, que pode voltar e salvar isto tudo, mas não seremos todos nós capazes de o fazer todos os dias? Onde está o Zeca? Onde estamos nós?
UM FILME DE Tiago Pereira PRODUÇÃO A música portuguesa a gostar dela própria e Festival Política
CRASSH_DUOCIRCUS
NOVO CIRCO E MÚSICA WETUMTUM
13 de julho / Largo D. Luís d’Alarcão, Espinhal / 18h00
14 de julho / Chanca / 18h00
Duração: 45 min, famílias
CRASSH_DuoCircus é um espectáculo onde dois personagens transportam o público, de uma forma intimista e bastante acolhedora, para o universo Crassh, onde o mais comum dos objectos do nosso dia-a-dia serve para produzir música, desde simples melodias a complexos e virtuosos ritmos. Aliando uma forte componente cómica, visual, de interação com o público, e de disciplinas circenses onde o malabarismo serve também para criar música ao vivo, este é um espetáculo que combina o rigor com o caos, o calafrio com a diversão levada ao seu expoente, onde ninguém ficará decerto indiferente.
TIAGO PEREIRA, realizador, documentarista, radialista e visualista, tem promovido e divulgado a música portuguesa, como mentor e diretor do projeto: "A música portuguesa a gostar dela própria", em várias direções, tornando-se um ativista, defensor da memória coletiva e tradição oral, realizando filmes, séries documentais, programas de rádio, programação musical e de eventos sobre o tema da cultura popular.
WETUMTUM parte da premissa de que todo o ser humano é capaz de criar, participar e desenvolver-se através do contacto com a música e a performance. Acreditamos também que esta capacidade começa em tenra idade, por isso desenvolvemos o nosso trabalho artístico de forma a que o resultado vá para além da contemplação. Procuramos através de momentos lúdicos, atingir momentos participativos, interactivos e de desenvolvimento pessoal.
Informações turismo@cm-penela.pt 239561132
Realização dos eventos sujeita às condições climatéricas