Penela Qual Idade?
CRIAÇÃO COMUNITÁRIA 23 de Setembro / Casa Família Oliveira Guimarães, Espinhal / 17H15
24 de Setembro / Praça da República, Penela / 16H00
Tens mais de 65, menos de 65 ou 65 anos? Então Penela precisa de ti!
Estão convidadas a participar num processo de criação, pessoas da comunidade, residentes nacionais e internacionais, interessadas em contar e/ou ouvir histórias. Poderão fazê-lo com ou sem palavras, em silêncio ou em música, a solo ou tudo ao molho.
Criação coletiva orientada por André Louro, Catarina Santana e Paul Johnson, com encontros/ensaios durante o mês de agosto e setembro.
Inscrições e informações em producao@companhiadachanca.pt
Senadores do Espinhal
EXPOSIÇÃO Margarida Macedo de Sousa
23 de Setembro / Casa Família Oliveira Guimarães, Espinhal / 15H00
Exposição de fotografias de retratos de pessoas mais velhas da freguesia do Espinhal, feitas pela fotógrafa Margarida Macedo de Sousa que além das fotografias tem também os testemunhos dos retratados sobre o seu pensamento crítico relativamente à freguesia e ao concelho.
Mesa Redonda
SAÚDE E ENVELHECIMENTO ATIVO 23 de Setembro / Casa Família Oliveira Guimarães, Espinhal / 15H00
No decorrer do programa, abrimos espaço à conversa para cruzar vários temas da sociedade com o tema do Envelhecimento Ativo. À mesa (redonda) com Paula Oliveira Guimarães, para falar de Saúde e Envelhecimento ativo convidamos Cristina Vaz de Almeida, Graça Telo Gonçalves e Rita Valadas.
Paula Oliveira Guimarães
Jurista, com intervenção na área dos direitos humanos e na economia social.
Graça Telo Gonçalves
Licenciada em Direito e em Administração Hospitalar, investigadora em Gerontologia, doutoranda em Ciências Sociais e Envelhecimento. Administradora hospitalar desde 1998, Centro Hospitalar de Coimbra (CHC), Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e direção do Hospital CUF Coimbra.
Rita Valadas
Licenciada em Política Social, dirigente da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, membro de órgãos sociais de IPSS e Presidente da Cáritas Portuguesa
Margarida Macedo de Sousa estreou-se no campo das exposições individuais em 2015 no «Mês da Fotografia - ImaginArte Almada»; em 2016, realizou outra exposição individual em Penela, integrada na «Feira do Mel do Espinhal», assim como participou na exposição colectiva "ADN" no «Mês da Fotografia – ImaginArte Almada». Em 2017, expôs em Abril no «Espaço Atmosfera M Lisboa», em Maio no «Espaço Atmosfera M Porto», em Junho na «Fábrica de Alternativas – Algés» e na exposição colectiva do «Mês da Fotografia ImaginArte Almada». Em outubro de 2018 realizou a exposição «Senadores do Espinhal» (com edição de álbum). Em março de 2019 realizou a exposição «Pintugrafias» na Galeria de Arte do «Trevim» - Lousã. Entretanto o livro de poemas de António Barroso Cruz «Um livro de Amor para ti», editado em 2020, fez capa com uma foto de MMS, incluindo também mais 20 fotos como ilustrações dos poemas.